Amônia (NH3): Uma base diferente

A amônia, também chamada de amoníaco, é uma base diferente das outras. Trata-se de um composto gasoso que, ao ser dissolvido em água, sofre ionização produzindo como íon negativo exclusivamente OH–. Por isso é classificada como base.



Podemos representar o produto da reação acima por meio da fórmula NH4OH e chamar essa base de Hidróxido de Amônio. Assim, esse composto só existe em meio aquoso. 

Composto como NaOH, KOH, Ca(OH)2 possuem metal na sua formulação, São compostos iônico e, portanto, sólidos nas condições ambientes. Quando dissolvidos em água, sofrem dissociação iônica, liberando íons OH–. 

Já a amônia, NH3 – composto molecular que, nas condições ambientes é um gás de cheiro forte e irritante –, não possui metal na sua composição. Quando dissolvida em água, reage com ela, originando íons. Portanto, ao contrário das demais bases, que sofrem dissociação iônica, a amônia sofre ionização quando é dissolvida em água. 

As bases podem ser classificadas de acordo com o número de hidroxilas presentes em suas fórmulas. Assim, NaOH e KOH são monobases, Ca(OH)2 e Fe(OH)2 são dibases e Al(OH)3 e Fe(OH)3 são tribases.